Contribua para identificar desafios relacionados à notificação de reações adversas de medicamentos
Investigação fomentada pela UFPB quer oferecer soluções para garantir a segurança do paciente e o uso racional de medicamentos
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) convida farmacêuticos de todos os setores a participar da pesquisa acadêmica “Sob a Lupa da Segurança: uma investigação sobre a farmacovigilância e a atuação do farmacêutico no Brasil”.
Considerando que a farmacovigilância é fundamental para garantir a segurança do paciente e o uso racional de medicamentos, o questionário pretende avaliar os conhecimentos gerais sobre farmacovigilância para entender os desafios que dificultam a notificação de Reações Adversas a Medicamentos (RAMs).
A ideia será trabalhada pela mestranda Alana Sophia dos Santos Lira Freitas, sob a coordenação do Prof. Dr. Gabriel Rodrigues Martins de Freitas. "A proposta é fazer uma pesquisa bem ampla, com farmacêuticos do Brasil inteiro e de vários segmentos, da indústria, da farmácia comunitária, das análises clínicas, de consultórios independentes e da gestão”, detalha o professor.
O levantamento deverá ser analisado e, após identificadas as possíveis barreiras encontradas pelos profissionais, a dupla deve sugerir soluções que reforcem o papel do farmacêutico como agente essencial na promoção de uma assistência mais eficaz e segura, de olho uso racional de medicamentos. “Saber o nível de entendimento destes profissionais acerca da farmacovigilância pode influenciar a criação de políticas públicas mais assertivas“.
Contribua para identificar os desafios e fortalecer a farmacovigilância no Brasil clicando aqui.