Palestra aborda atuação do farmacêutico na estética
Palestra
A aplicação de técnicas de antienvelhecimento e o uso de recursos terapêuticos para fins estéticos crescem cada vez mais no Brasil. Os farmacêuticos estão entre os profissionais que podem atuar neste campo.
Com o objetivo de proporcionar informações aos profissionais interessados por esta recente área de atuação, o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco e a Comissão de Farmácia Estética do órgão promoveram, na noite da quinta-feira (01/09), a palestra “Farmacêutico e Estética”. As palestrantes foram as farmacêuticas Fabiana Tolêdo e Tamyris Araujo, que estão desenvolvendo a atividade em nosso Estado. O evento contou com a participação da presidente do CRF-PE, Giselda Castro Lemos de Freitas e da vice-presidente, Joyce Nunes dos Santos.
Ao abrir o evento, Gisêlda Castro Lemos de Freitas afirmou que a intenção é apoiar as atividades para que o campo da estética se fortaleça em Pernambuco. Holdack Veloso, que preside a Comissão de Farmácia Estética do CRF-PE, agradeceu o apoio do órgão e disse que vislumbra a área da estética como um novo mercado de trabalho para os farmacêuticos.
Também presente no evento, o conselheiro federal Bráulio César Sousa anunciou que está sendo viabilizada parceria entre o CRF-PE e a Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (FBCF) visando à realização de um curso de pós-graduação em Farmácia Estética em Pernambuco. “Isso certamente irá impulsionar o setor em nosso Estado”. Disse.
Durante a palestra Fabiana Tolêdo e Tamyris Araujo explicaram que a atuação dos farmacêuticos no ramo da estética está prevista na Resolução 573/2013, do Conselho Federal de Farmácia. De acordo com a norma o farmacêutico pode ser o responsável técnico por estabelecimentos nos quais se utilizam técnicas de natureza estética e recursos terapêuticos para fins estéticos, desde que não haja a prática de intervenções de cirurgia plástica.
Ainda de acordo com o texto, constituem técnicas de natureza estética e recursos terapêuticos utilizados pelo farmacêutico em estabelecimentos de saúde estética: avaliação, definição dos procedimentos e estratégias, acompanhamento e evolução estética; cosmetoterapia; eletroterapia; iontoforese; laserterapia; luz intensa pulsada; peelings químicos e mecânicos; radiofrequência estética; sonoforese (ultrassom estético).
Os requisitos técnicos para o exercício do farmacêutico no âmbito da saúde estética estão definidos pela Resolução nº 616/2015, do CFF.
Siga os link abaixo e conheça a íntegra das resoluções.
Res. 573/2013 - http://migre.me/uTlIT
Res. 616/2015 - http://migre.me/uTnfk