Representes do CRF-PE, vão a Brasília, para mobilização contra projeto de Lei Nº 5363/2020

Reunião

Image description

A capital federal de Brasília, foi palco de uma mobilização significativa da categoria farmacêutica entre os dias 3 e 5 de junho de 2024. Profissionais da área se reuniram para protestar contra o Projeto de Lei N ° 5.363, que propõe a retirada da obrigatoriedade da presença de farmacêuticos nas farmácias, e para apoiar a votação do piso nacional da categoria pela Comissão do Trabalho.

Representando o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), estavam presentes o Dr. Olavo Bandeira, Conselheiro Federal suplente; Dr. Holdack Pedrosa, conselheiro regional e presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco; e Dr. Jailson Barreto, diretor da Associação dos Farmacêuticos de Pernambuco e presidente do GT Mata Sul.

A mobilização coincidiu com a entrada em pauta de dois processos cruciais para os farmacêuticos: o projeto do piso salarial e o projeto farmacêutico remoto. O primeiro visa a regulamentação de um salário mínimo nacional para a categoria, enquanto o segundo prevê a possibilidade de farmácias operarem sem a presença física de farmacêuticos, o que tem gerado grande preocupação entre os profissionais.

Após intensos debates e pressões dos representantes farmacêuticos, ambos os projetos foram retirados de pauta. Não há previsão para uma nova data de votação, o que mantém a apreensão entre os profissionais da área.

A mobilização em Brasília reflete a determinação da categoria em defender seus direitos e a qualidade do atendimento farmacêutico. A retirada dos projetos de pauta foi uma vitória temporária, mas a luta continua. Os farmacêuticos permanecerão atentos e mobilizados, aguardando os próximos passos e prontos para novas ações em defesa da profissão e da saúde pública.

A participação ativa dos representantes do CRF-PE, juntamente com colegas de todo o país, mostra a união da categoria em prol de causas fundamentais para o exercício da profissão e a garantia de um atendimento de qualidade à população.