Seminário da Gerência da Assistência Farmacêutica do Recife marca campanha pelo Uso Racional
Campanha do 5 de maio
O uso racional dos psicofármacos foi o tema central do seminário realizado nesta quarta-feira (08/05) pela Gerência de Assistência Farmacêutica da Prefeitura do Recife (PCR). O evento integra as ações relativas ao Dia Nacional Pelo uso Racional de Medicamentos, ocorrido no dia 5 passado.
O seminário foi aberto no início da manhã, com participação da gerente de Assistência Farmacêutica da PCR, Carolina Romeira; da Secretária Geral do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, Aexalgina de Aguiar Tavares; e Janaina Brandão, Coordenadora do Conselho Municipal de Saúde do Recife.
“Quero parabenizar todos os farmacêuticos do município do Recife pelo trabalho que vêm realizando, mesmo em meio as dificuldades e desafios. O trabalho de vocês é vital para a garantia do uso racional dos medicamentos”, disse Aexalgina Tavares.
A diretora Secretária do CRF-PE mencionou ainda os problemas enfrentados pela equipe da AF em decorrência do número insuficiente de farmacêuticos na rede municipal de Saúde do Recife, conforme levantamento realizado pela Fiscalização do CRF-PE. “Ficamos felizes com a ampliação do número de farmacêuticos, a partir desse levantamento, e esperamos que os profissionais sejam convocados em breve”, concluiu a dirigente.
O seminário prosseguiu com a palestra de Leonardo Machado, Presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria e, na sequência, com a mesa redonda “Experiências exitosas na Promoção do Uso Racional de Psicofármacos”. Integraram os debates Hudson Silva Medeiros de Lima (médico psiquiatra, Coordenador de Saúde Mental da SESAU), Apache Santiago Ferreira (Farmacêutica do CAPS Solar dos Guararapes em Jaboatão dos Guararapes, e do Hospital Pediátrico Helena Moura), Dalmare Anderson Bezerra de Oliveira Falcão e Sá (Especialista Residente em Saúde Mental e Mestre em Ciências Farmacêuticas) e Erika Facundes (Farmacêutica CPTRA). Os debates foram moderados pela farmacêutica Karinna Boaviagem).