Proprietária da Farmácia mais antiga em funcionamento em Pernambuco recebe homenagem

Reconhecimento

Image description
Quando ainda nem se falava em atendimento personalizado e humanizado nas farmácias comunitárias, essa prática já era comum nos idos da década de 40 do século passado, na Farmácia do Povo, em Palmares, na Mata Sul Pernambucana. Ali, o farmacêutico Zenóbio da Cunha Melo recebia a todos com atenção e cuidado, o que fez do seu estabelecimento uma referência para os habitantes de toda a Região. A filha, Mirta de Melo Madeira, herdou do pai não somente o estabelecimento, mas a forma toda especial de atender seus pacientes/clientes. Esse diferencial fez que com que a Farmácia do Povo chegasse aos 100 anos de existência.
 
Na terça-feira, 10 de outubro, alunos e docentes da Faculdade de Faculdade dos Palmares (FAP) reuniram-se para homenagear Dona Mirta Madeira e, por tabela os 100 anos da Farmácia do Povo. O Conselho Regional de Farmácia também se fez presente na justa homenagem, através da Coordenadora da Fiscalização Haidée Vitor Menezes e da Assessora da Diretoria, Paula Lima.
 
...............................................................................................
 
MIRTA DE MELO MADEIRA. SUA HISTÓRIA SE CONFUNDE COM A DA FARMÁCIA E A DA MATA SUL PERNAMBUCANA
 
Texto de Paula Lima – Farmacêutica
 
Quem de Palmares não visitou, foi atendida e cuidada com toda atenção e carinho na centenária Farmácia do Povo? Ali encontramos não só medicamentos, mas a história viva da ciência farmacêutica dos tempos das boticas e da manipulação.
 
Mirta aprendeu tudo com o seu pai, fez seu legado ser perpetuado e hoje não pode ser esquecido não só em Palmares e em toda a Mata Sul mas também na Capital e todo Pernambuco.
 
Parte da história da Farmácia do Povo foi doada a todos os farmacêuticos e faz parte do acervo do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, para que os colegas de profissão pudessem conhecer um pouco dessa história, o que nos mostra a generosidade de Dona Mirta, a nosso doce, forte e inteligente Mirta, que é orgulho não só para a Mata Sul Pernambucana, mas para todo o mundo.
 
Parabéns à Farmácia do Povo pelo centenário. Parabéns a Dona Mirta de Melo Madeira por ser “madeira de lei que cupim não rói”.
 
Recife, 10/10/2023