Plenário do CRF-PE discute desdobramentos das recentes Resoluções 4 e 5/2025, do CFF

Plenária

Image description

O plenário do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco esteve reunido na sexta-feira (11/04), em mais um encontro de trabalho. Além do relato de processos, os conselheiros debateram temas fundamentais para a profissão farmacêutica, com destaque para a Resolução CFF nº 04, que institui o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), e a Resolução nº 5, que respalda o farmacêutico a prescrever medicamentos classificados como tarjados.

Para defender a resolução nº 5, que vem sendo questionada pelo Conselho Federal de Medicina, representantes do Sistema CFF/CRFs estiveram no Senado Federal para dialogar com parlamentares. O objetivo das visitas é fortalecer a defesa não somente a prescrição farmacêutica, mas também influenciar sobre os projetos de lei que impactam diretamente a atuação farmacêutica no Brasil.

Durante as visitas, a comitiva pernambucana foi representada pelo Tesoureiro do CRF-PE, Éverton Guedes, além dos Conselheiros Federais Arimatea Filho (Titular) e Olavo Bandeira (Suplente). Eles foram recebidos pelos senadores Humberto Costa, Teresa Leitão e Fernando Dueire e pelo Ministro Silvio Costa Filho, que se comprometerem em apoiar as causas dos farmacêuticos.

Durante a Plenária do CRF-PE, todos os conselheiros foram unânimes da defesa do direito à prescrição, nos moldes previstos na Resolução nº 5, reconhecendo, no entanto, que será uma batalha que exigirá a participação de toda a categoria.

Presenças: Participaram da reunião da sexta-feira passada os Diretores conselheiros Aldo César Passilogo (Presidente), Ricardo Eugênio de Oliveira Cabral (Vice-Presidente) e Éverton Guedes e Brito (Tesoureiro); os conselheiros Amanda Figueiredo, Brígyda Soares, Clayton Azevedo, Holdack Velôso, Flávio Lago Guimarães, Jozelma Barros, Rafael Arruda, Rosiel Santos, Risoleta Nogueira, Tayronny Castro e Veridiana Ribeiro e o Conselheiro Federal Suplente Olavo Bandeira.