CRF-PE solicita alteração no edital do concurso público da Prefeitura de Araripina
Valorização profssional
O Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), Aldo César Passilongo, esteve na cidade Araripina, no Sertão do Araripe, na sexta-feira passada (15/03) para reivindicar junto à gestão municipal a retificação do edital de concurso público lançado pela Prefeitura.
Na ocasião, o dirigente foi recebido pelo Secretário de Atenção Básica de Araripina, Jônatas de Almeida Luz e farmacêutico do município Felipe Lopes Ferreira. A comissão do CRF PE para tratativa contou com a participação dos farmacêuticos Paulo lira (GT Petrolina) e Lenarthe Marinho Macedo (GT do Sertão do Araripe).
Durante o encontro, o presidente do CRF-PE argumentou a necessidade da retificação do edital de Araripina, especificamente no tocante à necessidade de majoração da remuneração do cargo de Farmacêutico, cujo valor previsto no certame encontra-se em desacordo com a média salarial praticada no mercado, além de não contemplar a gratificação de responsabilidade técnica. Um outro ponto abordado foi as inúmeras atividades que são realizadas pelos farmacêuticos no setor público, deste o ciclo da Assistência Farmacêutica, os programas assistenciais e a segurança do paciente.
Nos ofícios direcionados à Secretária de Saúde de Araripina, Roberta de Castro Falcão e ao Prefeito José Raimundo Pimentel do Espírito Santo e protocolados durante a visita, o CRF-PE solicitou a majoração dos vencimentos de cargo de farmacêutico, adotando como parâmetro a tabela salarial definida pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco – Sinfarpe, “aproximando-se da realidade remuneratória local e da justa e digna remuneração pelos serviços especializados”.
Ao final da reunião, o secretário de atenção básica disse que a gestão estava sensível à solicitação feita pelo CRF-PE e que a demanda seria encaminhada para análise da Procuradoria Jurídica do município.
A Procuradoria Jurídica do CRF-PE acompanhará os desdobramentos do caso.