CRF-PE e comissão de farmacêuticos de Petrolina reúnem-se com o secretário de Saúde do município

Em defesa da Profisssão

Image description
As reivindicações dos profissionais farmacêuticos da secretaria de Saúde de Petrolina foram o foco da reunião entre representantes da categoria e o secretário de Saúde do Município, João Luiz Barreto, na manhã desta quinta-feira (18/104).
 
O encontro contou com a participação da Secretária Geral do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), Aexalgina Tavares, do Conselheiro Federal do CFF, Arimatea Filho e dos farmacêuticos Paulo Lira e David Souza, que integram o Grupo Técnico de Trabalho de Petrolina. Também estavam presentes a Diretora de Assistência Farmacêutica de Petrolina, Carolina Almeida Fernandes e os farmacêuticos Kristen Alves dos Santos (fiscal farmacêutico do CRF-PE) e Paula Marcula.
 
Um documento assinado pelo CRF-PE que traz o diagnóstico da assistência farmacêutica em Petrolina e que reflete as demandas dos farmacêuticos foi entregue ao secretário durante a reunião.
 
Atualmente, o município conta com apenas 20 farmacêuticos. Esse quantitativo é muito aquém das necessidades, dada a estrutura de saúde, que inclui 64 unidades Básicas de Saúde, CAPS, Casa de Parto, Farmácia da Família, Seinpe, CTA/SAE e Vigilância Sanitária, locais onde os farmacêuticos desempenham um papel essencial como parte das equipes multiprofissionais.
 
Outro problema apontado diz respeito remuneração dos profissionais, que é incompatível com a gama de responsabilidades desempenhada.
 
O documento entregue ao secretário finaliza trazendo ainda a síntese das reivindiques dos farmacêuticos listadas abaixo:
 
☑️ Discussão e aprovação de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos que estabeleça um salário mínimo de R$ 3.500,00 para os farmacêuticos, com gratificações para qualificações adicionais, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados à população;
☑️ Garantia de uma gratificação por responsabilidade técnica para os farmacêuticos responsáveis por estabelecimentos de saúde que lidam com medicamentos;
☑️ Convocação imediata dos profissionais classificados no concurso público, de forma a preencher as vagas de maneira justa e conforme os critérios estabelecidos.