Nota de repúdio à misoginia
Pelo respeito à Enfermagem e às demais profissões da Saúde

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF/PE) vem a público manifestar solidariedade à enfermeira Dra. ÁKila Monike, vítima de desrespeito por parte do vereador Manoel “Enfermeiro”, do município de Serra Talhada.
Em plena sessão da Câmara Municipal, no dia 8 passado, o citado vereador desqualificou a profissional, que é diretora do Hospital Agamanon Magalhães (HOSPAM), referindo-se à mesma como “essa menina” e afirmando que “só médico quem resolve a vida do povo de Serra Talhada”.
Ao fazer tais afirmações, o vereador desrespeita os demais profissionais de saúde e, no caso específico, a profissional de Enfermagem, cujo currículo a qualifica para o exercício da gestão hospitalar.
Tais declarações ultrapassam não somente a linha do respeito, mas se constituem em clara afronta aos princípios previstos na legislação do âmbito da saúde, cuja complexidade exige o multiprofissionalismo, sendo a Enfermagem uma das profissões que têm assegurado o exercício dos cargos de direção, gestão e coordenação.
Por fim, o CRF-PE reafirma a necessidade do respeito aos profissionais de saúde, independentemente da sua área específica, e reforça a importância da atuação harmônica entre todos os profissionais.
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE PERNAMBUCO