CRF-PE e CFF condecoram destaques da profissão com a Comenda do Mérito Farmacêutico

Solenidade ocorreu na noite da sexta-feira,( 20/09/2024), no Hotel Grand Mercure, no Recife

Image description

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) promoveu, na noite da sexta-feira passada (20/09/2024), no Recife, a solenidade de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico. A homenagem fez parte das comemorações pelo Dia Internacional do Farmacêutico (25 de setembro).

A honraria destaca profissionais que prestaram serviços relevantes à profissão e à sociedade e são exemplos da atuação farmacêutica. Os nomes foram indicados pelos conselheiros regionais e aprovados pelo Plenário do CRF-PE.

O ato de entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico de Pernambuco ocorreu no Hotel Grand Mercure, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, com participação de diretores e conselheiros do CRF-PE, representantes de instituições de ensino farmacêutico, dirigentes de entidades sindicais e associativas, farmacêuticos e familiares dos homenageados.

A mesa de honra foi composta pelos diretores do CRF-PE, Aldo César Passilongo (Presidente), Ricardo Eugênio de Oliveira Cabral (Vice-Presidente), Éverton Guedes de Brito (Tesoureiro) e Aexalgina Tavares (Secretária Geral); pelos conselheiros federais Arimatea Filho (Titular) e Olavo Bandeira (Suplente) e pelo Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco, Holdack Veloso.

Antes da entrega dos títulos, Aldo Passilongo fez um balanço do trabalho que vem sendo realizado pelo CRF-PE, tanto na capacitação dos profissionais quanto na modernização dos serviços prestados pelo órgão e na fiscalização das atividades farmacêuticas no Estado.

Também fez uso da palavra o Conselheiro Federal Arimatea Filho, destacando os avanços e as perspectivas da profissão farmacêutica, bem como o trabalho realizado pelos representantes de Pernambuco junto ao CFF. O Conselheiro apresentou ainda o projeto do I Congresso Brasileiro de Ações e Cuidado Farmacêutico, que será realizado pelo CRF-PE e entidades e empresas parceiras em maio do próximo ano e recolocará Pernambuco no rol dos grandes eventos da área farmacêutica. 

COMENDA – Durante o evento marcado pela emoção, o CRF-PE laureou com a mais alta honraria da profissão farmacêutica no âmbito estadual os farmacêuticos Antônio Edson de Souza Lucena; Hugo Leonardo de Oliveira Cabral; Joaquim Cícero Diniz Barros; Maria Luiza Luzia Vilarino (in memorian); Luiz Gustavo Gonçalves Vilaverde; Maria José Tenório Ibanez; Osman de Oliveira Lira e Renata da Carvalheira Aleixo.

Este ano, além, de reconhecer o trabalho de profissionais, a Comenda agraciou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em agradecimento pelos serviços prestados à profissão farmacêutica e à sociedade.

Além dos agraciados com a comenda local, também foram laureados com a mais alta honraria da profissão farmacêutica no país, A Comenda do Mérito Farmacêutico, conferida pelo Conselho Federal de Farmácia, os farmacêuticos Aldo César Passilongo da Silva e Ivan da Rocha Pita.

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

ANTÔNIO EDSON DE SOUZA LUCENA

É Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE, Especialista em Produção de Hemoderivados pela Universidade de Bordeaux - França e mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPE.

Foi Diretor da Diretoria de Processamento Industrial do Plasma da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, Presidente da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - Hemobrás onde atualmente ocupa o cargo de Diretor de Desenvolvimento Industrial.

HUGO LEONARDO DE OLIVEIRA CABRAL

Farmacêutico, especialista em Análises Clínicas. Atualmente é farmacêutico do Hospital Regional Dom Moura, de Garanhuns. Nesta mesma unidade de saúde foi Supervisor do Serviço de Laboratório, Supervisor do Setor de Farmácia, Gerente de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico, Responsável Técnico e Administrativo da Farmácia e Diretor Geral. Também atuou como farmacêutico hospitalar no Hospital Regional da Mata de Alagoas, no Hospital da Mulher de Maceió, no Hospital do SESI, em Alagoas. Foi Gerente da V GERES       e Secretário de Saúde de Iati-PE. 

Foi Membro das Comissões de Análises Clínicas e Parlamentar do CRF-PE; Coordenador de Subsede do CRF-PE em Garanhuns; Conselheiro do CRF-PE por dois mandatos e Conselheiro do Conselho Regional de Alagoas, onde também foi Tesoureiro.

JOAQUIM CÍCERO DINIZ BARROS

Formado como Farmacêutico Bioquímico pela Universidade Federal de Pernambuco em 1973, com especialização pelo Hospital Dom Pedro II (atual IMIP).

Durante toda sua carreira buscou aperfeiçoar-se através de congressos e cursos e simpósios para o melhor desempenho de sua vocação.

Natural da cidade Serra Talhada- PE, foi um dos pioneiros na realização exames de análises clínicas, atuando por um período de 40 anos no sertão do Pajeú.

LUIZ GUSTAVO GONÇALVES VILAVERDE

É farmacêutico, formado pela UFPE. Foi coordenador da Central de Nutrição Parenteral (NPT) do Hospital Barão de Lucena (HBL) no período de 1991 até 2018, contribuindo para a formação de centenas de profissionais farmacêuticos que hoje atuam nos hospitais de Pernambuco.

Foram 30 anos relevantes atuação como farmacêutico no HBL, onde se aposentou em 2018. Atualmente é pároco de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, na Mustardinha, Arquidiocese de Olinda e Recife.

MARIA JOSÉ TENÓRIO IBANEZ

Farmacêutica pela UFPE, com habilitação em Bioquímica e Indústria; tem Especialização em Farmácia Hospitalar; em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile, com Diploma de Estudos Avançados em Farmacologia e Farmacoterapia pela Universidade de Sevilha-Espanha e em Atenção Farmacêutica pela Universidade de Granada -Espanha.

Iniciou suas atividades profissionais na Farmácia Hospitalar do Hospital das Clínicas da UFPE, onde tua até hoje. Foi gerente de serviço, coordenadora de residência multiprofissional.

Atuou na farmácia do hospital Alber Sabin, hospital dos Servidores, na SES/PE, na Secretaria de Saúde de Olinda e na Secretaria municipal de Paulista/PE.

MARIA LUIZA LUZIA VILARINO (Em memória)

Maria Luiz Vilarino atuou como farmacêutica por longos anos e nos deixou recentemente. Mas fica o seu legado como profissional exemplar e dedicada, tendo exercido com ética e zelo a função de farmacêutica nos municípios do Recife e Jaboatão dos Guararapes, No Ministério da Saúde e nos hospitais Otávio de Freitas, Oswaldo Cruz e Agamenon Magalhães.

OSMAN DE OLIVEIRA LIRA

Osman Lira é farmacêutico, com habilitação em Bioquímica, formado pela UFPE em 1976. É Responsável Técnico pelo Laboratório de Controle da Qualidade da Água da Superintendência Estadual de Pernambuco da Funasa, desde abril 1978, instituição da qual Foi Superintende Estadual.

Atuou, no início da carreira, como Responsável Técnico pela Farmácia e Laboratório de Análises Clínicas do Laboratório Semi-Industrial e Farmácia da Base Aérea do Recife.

Foi Conselheiro Regional do CRF-PE no período de 1989 a 1991, onde também exerceu cargos de direção como Vice-Presidente, em 1989, e Secretário geral, em 1990. Foi tesoureiro do Sindicato dos Farmacêuticos, de 1986 a 1988.

RENATA DA CARVALHEIRA ALEIXO

É farmacêutica desde 1992, pela UFPE. A inclinação pela Farmácia veio ainda pequena, inspirada no avô materno, o Sr. Oscar Serrano Cavalcanti e posteriormente seu pai, o Sr. Ricardo Roberto Mendonça da Carvalheira, proprietários da conhecida Drogaria Quatro Cantos, localizada no Derby. Decisiva também foi sua tia Luciane Aleixo, farmacêutica e grande Incentivadora da escolha profissional.

Renata Carvalheira se dedicou em sua trajetória na Farmácia Hospitalar com vínculos exitosos no Instituto Medicina Integral Professor Fernando Figueira, o IMIP e no Hospital Correia Picanço.

No IMIP mostra-se uma farmacêutica versátil ocupando importantes funções em diversas áreas nos últimos 27 anos. Concursada há 31 anos no Correia Picanço, ocupou a chefia da farmácia e participou da equipe da CCIH.

LUCIANA BARBOSA DE OLIVEIRA SANTOS

Luciana Santos é Engenheira Eletricista. Foi presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM), Deputada Estadual, prefeita de Olinda, Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Deputada Federal e Vice-governadora de Pernambuco.

Luciana Santos iniciou sua Trajetória Política na militância no movimento estudantil, em 1984. Foi presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia e Computação da UFPE, dirigente do DCE e vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em janeiro de 2023 iniciou suas atividades como Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Nos cargos que ocupou, Luciana Santos sempre buscou estabelecer políticas e ações em busca do acesso aos medicamentos a partir do desenvolvimento da pesquisa e da autonomia do Brasil nesta importante área.

HOMENAGEADOS PELO CFF

ALDO CÉSAR PASSILONGO DA SILVA

Farmacêutico pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001). É Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFPE) e doutor em Inovação Terapêutica (UFPE); É Coordenador e professor do Curso de Farmácia do Centro Universitário Facol (Unifacol). É professor do Centro Universitário São Miguel (UniSãoMiguel). Atua como professor e coordenador em cursos de pós-graduação na CCE/FACESA.

É Farmacêutico na Secretaria de Saúde do Recife e na Farmácia do Hospital Oswaldo Cruz. É conselheiro do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco (CRF/PE), tendo exercido a mesma função nos mandatos 2016-2019, 2020-2023 e 2024-2027). É diretor Presidente do CRF/PE nos biênios 2020-2021, 2022-2023 e 2024-2025. Prof. Aldo Passilongo tem prestado relevantes serviços à classe farmacêutica e à população pernambucana nas áreas de ensino, assistência farmacêutica e na condução do nosso conselho de classe (CRF/PE) com zelo e dedicação.

IVAN DA ROCHA PITA

Farmacêutico, graduado em 1967 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Docteur d'Etat Es Sciences Pharmaceutiques pela Universidade Joseph-Fourier de Grenoble I, em 1973 na França. Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bolsista de produtividade em pesquisa 1A do CNPq. Atuou no CNPq como membro do Comitê de Assessoramento da Área da Farmácia.

Vem atuando em pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas candidatas a fármacos ligantes de diferentes alvos terapêuticos que estão envolvidos em patologias prevalentes, crônico-degenerativas e negligenciadas.

Nós Farmacêuticos e Cidadãos Somos muito gratos ao Prof. Ivan da Rocha Pitta por toda dedicação a Universidade e por todo o legado que deixaram que com certeza coloca a UFPE no centro biotecnológico de inovação de insumos farmacêuticos.