Serra Talhada sedia Simpósio Sertanejo integrado de Farmácia e Biomedicina
Evento reuniu especialistas e estudantes em três dias de palestras, debates e integração científica no Sertão pernambucano

Entre os dias 18 e 20 deste mês, a cidade de Serra Talhada foi palco do 1º Simpósio Sertanejo de Farmácia e Biomedicina, iniciativa da Associação Farmacêutica de Pernambuco (AFP), com apoio do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) e do Centro Universitário UniFIS, que também sediou o evento.
Voltado para profissionais e estudantes, o simpósio promoveu 20 horas de programação, com temas atuais e discussões fundamentais para o avanço da atuação profissional.
A abertura ocorreu na noite da quinta-feira (18), com a mesa composta por Olavo Bandeira ( Presidente da AFP), Aldo Passilongo (Pres. do CRF-PE), Aexalgina Tavares (Sec. Geral do CRF-PE), Arimatea Filho (Conselheiro do CFF), Luiz André (Coord. do Curso de Farmácia da UniFIS), e Holdack Velôso (Pres. do SINFARPE).
Logo após, Aldo Passilongo ministrou a conferência de abertura com o tema “A Importância da Farmácia e o Contexto Atual para Uso Racional de Medicamentos”. A primeira noite também contou com a palestra de Iasmine Alves (UFPE-Caruaru), sobre “Novas abordagens no diagnóstico e tratamento da diabetes”.
Na sexta-feira (19), a programação teve continuidade com temas voltados à prática do farmacêutico. Amanda Azevedo, conselheira do CRF-PE, abordou “A interferência de medicamentos em exames laboratoriais”, seguida pela apresentação de Valdemir De Paula, do Hospital das Clínicas da UFPE, sobre a “Atuação multidisciplinar no gerenciamento de antimicrobianos”.
O sábado (20) foi dedicado a temas estratégicos para o fortalecimento da atuação farmacêutica, com as conferências “A Importância da Capacitação e Formação Continuada para a Qualificação na Área Clínica”, por Clayton Azevedo (CRF-PE / Asces-Unita); “Medicamentos no SUS: Desafios para Acesso Contínuo, Racional e Sustentável”, ministrada por Arimatea Filho (CFF) e “Combate às Irregularidades de Medicamentos e Produtos sob Vigilância Sanitária”, por Adilson Bezerra (Delegado Federal).
O evento foi encerrado à tarde, com a palestra e Danilo Fontes (INIVISA) sobre “Inteligência artificial”, e o talk show “Farmacologia na Prática Clínica”, conduzido pelo Prof. Dr. Thiago de Melo, da Universidade Vila Velha (UVV).