CRF-PE, CFF, SINFARPE e AFP buscam apoio da Assembleia Legislativa às pautas dos farmacêuticos
Entidades estão unidas em defesa da profissão
Representantes do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PE), do Conselho Federal de Farmácia (CFF), do Sindicato dos Farmacêuticos (Sinfarpe) e da Associação Farmacêutica de Pernambuco (AFP) estiveram, na manhã desta quinta-feira (25/04), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para apresentar demandas relacionadas à valorização profissional.
Em ofício direcionado ao presidente da Alepe, Álvaro Porto, as entidades solicitaram espaço na pauta legislativa para a realização de uma audiência pública com o objetivo de debater a Política de Assistência Farmacêutica e a garantia de acesso contínuo e racional aos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é realizar o encontro no início de maio, mês no qual é realizada a campanha de âmbito nacional para evidenciar o uso racional dos medicamentos.
Para as entidades signatárias do documento, a realização da audiência pública, com a participação das autoridades responsáveis pela operacionalização da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, seria extremamente oportuna para discutir soluções e proposições que visem aprimorar o acesso aos medicamentos no SUS.
Ainda na Alepe, os representantes do CRF-PE, CFF, Sinfarpe e AFPE reuniram-se com o deputado Waldemar borges, ocasião em que pediram o apoio do parlamentar em pautas que envolvam a valorização do profissional farmacêutico.
Como integrante das comissões de Legislação, Constituição e Justiça e de Administração Pública da Assembleia Legislativa, Waldemar Borges poderá apoiar as demandas dos farmacêuticos, notadamente as relacionadas à remuneração digna pelos serviços especializados realizados pelos profissionais nas instituições públicas e à abertura de concurso público para farmacêuticos de modo a atender à demanda da população.
Participaram da visita à Alepe o Vice-Presidente do CRF-PE, Ricardo Eugênio de Oliveira Cabral; o Conselheiro Federal Suplente, Olavo Bandeira (também presidente da AFP e do Grupo de Trabalho Parlamentar do CRF-PE); o presidente do Sinfarpe, Holdack Veloso e o Presidente da AFP, e Amaro Jailson Rocha Barreto, integrante do GT Parlamentar do CRF-PE.