CRF-PE apoia luta pela valorização dos Analistas em Saúde do Estado de Pernambuco

Em defesa da profissão

Image description

epresentantes dos Conselhos profissionais e entidades sindicais representativas das diversas categorias do serviço público de Pernambuco reuniram-se, na tarde da quarta-feira (24/07), na sede do Conselho Regional de Biomedicina, para discutir estratégias de luta pela valorização dos Analistas em Saúde.

O encontro foi convocado pela Associação dos Servidores Analistas em Saúde de Pernambuco – ASAS. A Secretária Geral do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, Aexalgina Tavares e o Procurador Jurídico do órgão, Bergson José Nogueira do Nascimento participaram da reunião. Também estiveram presentes o Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Holdack Veloso e o advogado da entidade, Josenildo Araújo.

O Movimento dos Analistas em Saúde do Estado de Pernambuco representa 4.784 servidores de 15 categorias profissionais de nível superior, entre Farmacêuticos, Enfermeiros, Nutricionistas, Bioquímicos, Químicos, Biomédicos, Sanitaristas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Veterinários, Biólogos, Odontólogos e Terapeutas Ocupacionais. Desde 2019 o Movimento vem lutando para garantir o reconhecimento e valorização da categoria.

Segundo a Direção da ASAS, Com a aprovação do Projeto de Lei 2053/24, no mês passado, a disparidade entre os salários dos médicos e dos Analistas em Saúde do Estado ficou mais ainda acentuada. No geral, a diferença entre os salários dos médicos e analistas, que era em torno de R$ 7.900,00, após a aprovação do projeto passou para mais de R$ 9 mil, alargando a disparidade salarial entre os grupos. "Não que a classe médica não seja merecedora dos valores recebidos, mas os demais trabalhadores estão na linha de frente para garantir a saúde da população e merecem ser valorizados", destaca.