Pernambuco presente no I Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica na Saúde Indígena

Debate busca a valorização dos farmacêuticos que atuam na área e a garantia dos direitos das comunidades originárias

Image description
O Conselho Federal de Farmácia promoveu, ontem e hoje (26 e 27 de junho), o I Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica na Saúde Indígena. O Evento aconteceu na sede do CFF, em Brasília e reuniu farmacêuticos de todo o país que atuam na área da saúde indígena.
 
Pernambuco, que conta com inúmeras comunidades indígenas, esteve representado no evento pelos Diretor Tesoureiro do CRF-PE, Éverton Guedes de Brito e pelos farmacêuticos Anderson Santos Ferreira e Vânia Medeiros, membros do Grupo Técnico de Trabalho de Saúde indígena. Também estiveram presentes o Conselheiro Federal Arimatea Filho e o presidente do GT Petrolina, Paulo Lira.
 
A realização do fórum é mais uma iniciativa no sentido de promover a valorização dos farmacêuticos que atuam na área e levantar o debates sobre a garantia dos direitos das comunidades originárias a uma assistência à saúde de qualidade.
 
A mesa de abertura do evento, contou com a participação do coordenador geral de Gestão e Bens e Insumos da Secretaria da Saúde Indígena (Sesai), Pedro Peres, representando o secretário da pasta, Ricardo Weibe; o deputado federal Airton Faleiro, a representante da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Esther Tello Ferrer; e o representante do Conselho Indigenista Missionário, pajé Celso Xukuru-Kariri.
 
Durante os dois dias foram discutidas propostas e soluções em defesa de uma assistência à saúde de qualidade para as comunidades indígenas do Brasil, com a ampla participação dos farmacêuticos.
 
Entre os temas amplamente debatidos estão a interrelação da fitoterapia com as medicinas indígenas e saberes ancestrais e as atividades dos farmacêuticos na perspectiva do cuidado ampliado na saúde indígena.
 
Parte do tempo será dedicada à discussão em grupo sobre estratégias de organização da Assistência Farmacêutica no Subsistema de Saúde Indígena (SasiSUS). Também serão apresentados relatos de experiências de farmacêuticos no DSEI Yanomami e em ações junto aos Povos Indígenas de Recente Contato (PIRCs).